Revista Discente Eletrônica da pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo

Notícias

Chamada para publicação

ChamadaHydra_.jpgFoto e arte: Otávio Gentil dos Santos   

É com prazer que a revista Hydra, periódico discente do programa de pós-graduação em História da UNIFESP, vem a público informar a chamada de textos que irão compor o Dossiê “História do Esporte e Lazer”. O Dossiê comporá a edição volume 5, número 3, dezembro de 2018.

 

DOSSIÊ: HISTÓRIA DOS ESPORTES E LAZER

 

Na última década, o Brasil vivenciou um período de grandes eventos esportivos. Entre 2007 e 2016, foram realizados quatro grandes eventos: Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro (2007), Copa das Confederações da FIFA (2013), Copa do Mundo da FIFA (2014) e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016). A “Década Esportiva” chamou atenção da academia, e o que se viu foi uma profusão de trabalhos voltados para a temática do esporte e lazer, sobretudo no que diz respeito aos Jogos Olímpicos e sobre o impacto dos megaeventos esportivos nas cidades. Além disso, passou-se a prestar mais atenção no papel que as práticas esportivas ocupam na sociedade brasileira.

No campo historiográfico, há pelo menos três décadas historiadores têm-se debruçado na temática do esporte e lazer. Fruto do debate com as Ciências Sociais e com a Educação Física, a História do Esporte e Lazer é um campo ainda em construção, que, apesar de interdisciplinar, requer um rigor metodológico e um trato adequado das fontes, próprios da disciplina histórica. Em território nacional, o Simpósio Temático da ANPUH (História do Esporte e das Práticas Corporais), criado em 2003, é um exemplo desse crescimento. O espaço possibilitou o debate entre pesquisadores, ajudando a consolidar o tema em diversas instituições, principalmente em grupos de estudos, núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação. O resultado desse processo foi o crescimento no número de pesquisas, artigos, capítulos de livros e publicações voltadas para a temática do esporte e do lazer, tanto no contexto nacional, quanto internacional.

Deste modo, o esporte é entendido, aqui, como uma manifestação cultural em sentido amplo, com uma historicidade e uma complexidade própria do campo esportivo, mas indissociável de todos os âmbitos da vida cotidiana. O esporte e o lazer podem ser usados como chave para compreender, interpretar e até mesmo explicar questões culturais, políticas, econômicas e sociais, possibilitando, assim, ampliar a compreensão de contextos sociais mais complexos. Temáticas como nacionalismo, identidade nacional, regionalismo, globalização, modernização, política e cultura, por exemplo, constituem possibilidades de discussão.

Quanto às fontes para se fazer a História do Esporte e Lazer, cabe dizer que são de natureza distintas, desde periódicos (esportivos ou não), passando por documentos oficiais das instituições estudadas, relatos etnográficos, história oral, fotografia, cinema, e até cultura material. Isso significa dizer que o historiador do esporte e lazer precisa ter atenção e rigor investigativo no trato com as fontes, próprias de seu ofício.

Assim, um dossiê temático, principalmente após a “Década Esportiva” que o Brasil viveu, é visível, pertinente e necessário. Tendo esse cenário em vista, o presente número da Revista Hydra abrirá o seu espaço para que pesquisadores discutam o Esporte e o Lazer, tanto na História, quanto nas áreas correlatas, com o intuito de gerar contribuições para o campo historiográfico.

 

Por Victor de Leonardo Figols (Doutorando em História pela UFPR)

 

A revista aceita igualmente Artigos Livres, Notas de Pesquisa e Resenhas, desde que de acordo com as nossas Normas de Publicação.

Caso haja dificuldades na formatação dos textos de acordo com as normas solicitadas, recomendamos a utilização deste modelo para escrita ou formatação dos artigos.

Prazo de submissão: 09 de julho a 16 de setembro de 2018, diretamente para o email da revista: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Previsão de publicação: dezembro de 2018.

Destaques

Lançamento da Revista Hydra

É com imenso prazer que apresentamos a última edição da Revista Hydra com o dossiê História do Tempo no Brasil (Volume 2 - Número 4) Leia aqui:

Número 4 - Volume 2 - Julho/2018

capa-01.jpg

Eventos

Colóquio sobre "Histórias de São Paulo" na Unifesp/Guarulhos

thumbnail_arte_final.jpg

 

O Colóquio “HISTÓRIAS DE SÃO PAULO. Construções e desconstruções”  ocorrerá entre os dias 1 a 4 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos.

A historiografia sobre São Paulo – vila, capitania, cidade, província, Estado – vem de maneira consolidada desde a década de 1970 apresentando novas interpretações, novas vertentes a respeito do tema.

Isso significou distintas formas de olhar para objetos tradicionais, inovadoras interpretações sobre antigos problemas, a colocação em cena de outros atores, a mobilização de diferentes tipologias documentais.

Houve uma revolução na forma de analisar a história de São Paulo nos últimos 40 anos. O Colóquio“Histórias de São Paulo” – e o livro que dele resultará – pretende apresentar uma amostra dessas novas formas de olhar e analisar São Paulo. São autores e autoras que vêm pesquisando e escrevendo sobre a região desde meados da década de 1990 até o presente, que por sua vez refletem e reverberam as influências que sofreram de grandes cânones sobre esse campo de estudo, alguns dos quais também estarão presentes no Colóquio.

Organização

Wilma Peres Costa (Prof.ª Dr.ª UNIFESP)

Felipe Garcia de Oliveira (Mestrando UNIFESP)

Fernanda Sposito (Pós Doutoranda UNIFESP)

Fernando Aguiar Ribeiro (Pós Doutorando USP)

Joana Monteleone (Pós Doutoranda UNIFESP)

Visite o site aqui