Revista Discente Eletrônica da pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo

Colóquio sobre "Histórias de São Paulo" na Unifesp/Guarulhos

thumbnail_arte_final.jpg

O Colóquio “HISTÓRIAS DE SÃO PAULO. Construções e desconstruções”  ocorrerá entre os dias 1 a 4 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos.

A historiografia sobre São Paulo – vila, capitania, cidade, província, Estado – vem de maneira consolidada desde a década de 1970 apresentando novas interpretações, novas vertentes a respeito do tema.

Isso significou distintas formas de olhar para objetos tradicionais, inovadoras interpretações sobre antigos problemas, a colocação em cena de outros atores, a mobilização de diferentes tipologias documentais.

Houve uma revolução na forma de analisar a história de São Paulo nos últimos 40 anos. O Colóquio“Histórias de São Paulo” – e o livro que dele resultará – pretende apresentar uma amostra dessas novas formas de olhar e analisar São Paulo. São autores e autoras que vêm pesquisando e escrevendo sobre a região desde meados da década de 1990 até o presente, que por sua vez refletem e reverberam as influências que sofreram de grandes cânones sobre esse campo de estudo, alguns dos quais também estarão presentes no Colóquio.

Wilma Peres Costa (Prof.ª Dr.ª UNIFESP)

Felipe Garcia de Oliveira (Mestrando UNIFESP)

Fernanda Sposito (Pós Doutoranda UNIFESP)

Fernando Aguiar Ribeiro (Pós Doutorando USP)